Mulheres indígenas Deni de Itamarati, Amazonas, se reúnem para defender e fortalecer sua cultura e suas vidas

Encontro de Mulheres Deni, em Itamarati (AM). Foto: Cimi Regional Norte 1

Com mais de 70 participantes, o encontro debateu políticas públicas, proteção e organização das mulheres Deni

Com o tema “Mulheres indígenas, protagonistas e defensoras de suas vidas e cultura”, foi realizado entre os dias 26 e 27 de março, o II Encontro de Mulheres Indígenas Deni. O evento ocorreu na aldeia Morada Nova, Terra Indígena Deni, rio Xeruã, em Itamarati (AM).

O encontro contou com 76 participantes que tiveram a oportunidade de debater sobre temas de seus interesses: violência contra a mulher indígena e a Lei Maria da Penha; políticas públicas e direitos das mulheres com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai); direitos sociais com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), proteção à maternidade e à infância com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), proteção a crianças e adolescentes com o Conselho Tutelar de Itamarati; protagonismo das mulheres Deni com as primeiras alunas Deni do Curso Técnico em Enfermagem de Itamarati e sobre as ações nas aldeias e organização do povo Deni pelas mulheres liderança das aldeias.

“O encontro contou com 76 participantes que tiveram a oportunidade de debater sobre temas de seus interesses”

Encontro de Mulheres Deni, em Itamarati (AM). Foto: Cimi Regional Norte 1

Foram dois dias de muita partilha e aprendizados, as palestras possibilitaram interação e as participantes puderam questionar e tirar suas dúvidas sobre exames específicos da saúde da mulher, como coleta do preventivo e sua importância para todas as mulheres. Os benefícios sociais, a importância de fazer as atualizações no Cadastro Único para Programas Sociais (Cad. Único), a importância Bolsa Família e de manter as crianças na escola, os cuidados com a saúde e o crescimento saudável e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As alunas do curso técnico de enfermagem, Viashani Bukure Deni e Vithaharu Makuvi Deni, partilharam os desafios de ter que sair de sua aldeia para fazer o curso na cidade, os desafios do aprendizado, do atendimento aos não indígenas durante o estágio, ressaltaram a importância de persistir para poder conquistar novos espaços que até agora elas não têm, mas que mesmo com os desafios enfrentados, elas têm conseguido importantes avanços. Reforçam que as mulheres precisam cada vez mais estudar e buscar ser o que quiserem, professoras, técnicas, lideranças na associação, que podem ser muito mais.

“Foram dois dias de muita partilha e aprendizados, as palestras possibilitaram interação e as participantes puderam questionar e tirar suas dúvidas”

Além dos debates, o encontro foi também um momento de apresentação e valorização do artesanato que as mulheres Deni produzem. O respeito à natureza tecido pelas mãos femininas, que pode ser importante fonte de geração de renda, além da afirmação da cultura Deni.

Texto: Raimundo Francisco, do Cimi Regional Norte I

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato