Envira em alerta: município sofre com inundações às margens do Rio Juruá


MANAUS (AM) – O município de Envira, localizado no sul do Amazonas, está em alerta de inundação, junto a outras cidades como Humaitá, Ipixuna, Itamarati e Eirunepé, segundo a Defesa Civil do estado. O Rio Juruá, que banha a região, já atinge 13,15 metros, causando alagamentos em áreas de ocupação ribeirinha.

Enquanto Humaitá enfrenta a elevação do Rio Madeira, que já inundou 20 escolas rurais, Envira também sofre com os impactos da cheia, que ameaça comunidades e atividades locais. Com a previsão de chuvas intensas em abril, a situação pode se agravar nos próximos dias.

Situação nos demais municípios

Em Eirunepé, o Rio Juruá está em 16,62 metros, enquanto em Ipixuna e Itamarati, os níveis chegam a 13,31 metros e 20,68 metros, respectivamente. A Defesa Civil monitora os dados por meio de estações fluviométricas do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).

Rio Negro também preocupa

Enquanto isso, na capital Manaus, o Rio Negro registrou 26,72 metros nesta segunda-feira (14/4), aproximando-se da cota de inundação (29 metros). O Serviço Geológico do Brasil (SGB) alerta para possíveis transtornos caso o nível continue subindo.

Envira e os demais municípios afetados aguardam ações emergenciais para minimizar os prejuízos causados pelas enchentes.

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato