Envira registra aumento de casos de dengue e outras arboviroses até setembro, aponta boletim da FVS-RCP


No período de 1º de janeiro até o dia 26 de setembro, o Amazonas registrou 33.102 casos suspeitos de arboviroses, segundo o Informe Epidemiológico das Arboviroses divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Desses, 6.191 foram confirmados para dengue, 22 para chikungunya, 72 para zika, 3.182 para febre Oropouche e 126 para febre do Mayaro.

O município de Envira tem ganhado destaque na região, com 63 casos notificados de arboviroses nos últimos 30 dias, o que o coloca entre as cidades com maior incidência dessas doenças no estado. Além de Envira, outros municípios como Tefé (106 casos), Jutaí (50) e Manaus (50) também apresentaram números elevados.

O informe ainda registrou 4 óbitos por dengue no estado, sendo 2 em Manaus e 2 em Lábrea.

Prevenção

A prevenção das arboviroses continua sendo um desafio. A principal forma de evitar a proliferação dessas doenças é o combate aos focos de acúmulo de água, onde os mosquitos transmissores se reproduzem.

Especificamente para a febre Oropouche, além das medidas tradicionais, recomenda-se evitar a entrada em áreas de mata e margens de rios, principalmente entre 9 e 16 horas, além de manter a limpeza de quintais e usar repelentes quando necessário.

Fonte: FVS-RCP

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato