Manaus está longe de atingir metas da ONU em igualdade de gênero e meio ambiente, segundo entrevistados pela Agenda Pública

Percepção dos usuários de serviços públicos da capital do Amazonas deixa a cidade com índices baixos

Se o Brasil quiser cumprir as 17 metas globais das Nações Unidas para 2030, os chamados ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável), terá que correr contra o tempo em cidades como a capital amazonense para avançar em questões sobre igualdade de gênero e preservação do meio ambiente.

Essa é uma das conclusões da pesquisa "Percepção sobre sustentabilidade nas 10 capitais brasileiras”, realizada em Manaus e outras nove capitais brasileiras pela Agenda Pública, especializada em formulação de políticas públicas, transição justa e inovação.

O objetivo da pesquisa de sustentabilidade é medir a percepção dos entrevistados sobre as metas dos ODS nas dez capitais, uma vez que várias delas podem ser implementadas por meio de serviços públicos municipais básicos.

A pesquisa revela que 31% dos entrevistados de Manaus discordam da frase "A prefeitura da minha cidade está promovendo a igualdade de gênero e a inclusão social". Apenas 22% concordam com essa afirmação. 


Ainda em meio à discussão sobre o aquecimento global, 46% discordam e 25% concordam com a frase "A prefeitura do meu município protege o meio ambiente e promove ações de combate às mudanças climáticas". Uma fatia de 24% não concorda, nem discorda.

O levantamento da Agenda Pública faz parte de um estudo mais abrangente, “Pesquisa Nacional: Qualidade dos Serviços Públicos nas Capitais”, que ouviu moradores de dez capitais brasileiras sobre os mais diversos temas.

“A menos de sete anos de atingir o prazo limite para cumprir os 17 ODS, o poder público municipal precisará criar estratégias para acelerar e potencializar iniciativas, priorizando áreas que possam ter maior impacto no desenvolvimento”, afirma Sergio Andrade, diretor executivo da Agenda Pública.

Outros resultados – Os moradores de Manaus também avaliaram a frase "a prefeitura do meu município trabalha para reduzir a pobreza e a desigualdade”, e 19% dos entrevistados concordaram com o enunciado; outros 48% não concordaram, nem discordaram, enquanto os que discordaram foram 30%.

Outra indagação apresentada foi a de que "a prefeitura escuta as necessidades da população e promove a participação pública dos cidadãos". Entre as respostas, 21% concordaram; 26% não concordaram nem discordaram; e 49% discordaram.

Foi solicitado ainda aos moradores de Manaus que respondessem se estavam de acordo com a afirmação “a prefeitura da minha cidade trabalha de forma eficiente e transparente para os cidadãos”. Uma parcela de 21% dos moradores afirmou concordar; 28% responderam "nem concordo, nem discordo"; 47% deles discordaram; e 4% não souberam responder.

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato