Com a assinatura do TAC junto ao Ministério Público do Amazonas, o prefeito Ruan Mattos foi obrigado a realizar concurso público a fim de sanar irregularidades cometidas tanto durante sua gestão como de gestões anteriores.
O concurso público primeiramente seria realizado no dia 24 de setembro de 2023, contudo, devido a um erro no edital, o certame teve a data de realização adiada para o dia 22 e 23 de outubro de 2023. Acredito que o que não se esperava, por parte da comissão organizadora do concurso era que o vestibular da Universidade Estadual do Amazonas, assim com o Sistema Integrado Seriada da UEA fossem acontecer também nos mesmos dias (22, 23 e 24 de outubro). O que também não se pensou, antes de mudar a data da prova do concurso público, foi que as mesmas escolas que estarão disponibilizadas para a realização do vestibular e do SIS são as mesmas que seriam disponibilizadas para a realização do certame.
Resta saber que atitude a Comissão Organizadora vai tomar, visto que diversos alunos finalistas do Ensino Médio se inscreveram no concurso e também se inscreverem para concorrer as vagas do certame. A população aguarda ansiosamente uma resposta da ação desta comissão.