Cinco mil mortos e dez mil desaparecidos após enchente catastrófica na Líbia. Parte de uma cidade de 100 mil habitantes sumiu. Edifícios altos caíram. Duas represas estouraram. É o maior desastre meteorológico de 2023 no planeta.
Após fortes chuvas na Líbia, um ministro do governo local informou, nesta terça-feira (12), que mais de mil corpos foram recuperados na cidade de Derna, no leste do país. Cerca de 10 mil pessoas ainda estão desaparecidas, segundo um representante da Crescente Vermelha.
"O número de corpos recuperados em Derna é superior a 5 mil. Não estou exagerando quando digo que 25% da cidade desapareceu. Muitos edifícios desabaram. Os corpos estão por toda parte, na água, nos vales, sob os edifícios", disse Hichem Chkiouat, ministro da Aviação Civil e também integrante do Comitê de Emergência criado após as enchentes.
A tempestade Daniel causou uma catástrofe na Líbia, resultando em mais de 5 mil mortos e cerca de 10 mil desaparecidos. As enchentes, desencadeadas pelo rompimento de barragens durante as fortes chuvas que atingem o país, devastaram várias cidades. As cidades mais afetadas foram Benghazi, Sousse, Al Bayda, Al-Marj e Derna, que registrou o rompimento de duas barragens. Escolas e comércios foram fechados imediatamente.