Processo de escolha será realizado de maneira unificada em todas as cidades brasileiras
O processo de escolha dos novos conselheiros tutelares está próximo. Neste domingo, 1º de outubro, a população irá às urnas para escolher os novos profissionais que atuarão na defesa dos direitos de crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos.
A votação terá início às 8h de domingo e se encerrará às 17h.
Por se tratar dos Conselhos Tutelares, o processo de escolha dos conselheiros é municipal – ou distrital, no caso do Distrito Federal – e a organização, desde o registro de candidatas e candidatos até a proclamação dos resultados, é de responsabilidade das comissões especiais designadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade.
Na primeira posição temos o candidato Izael França com 35 das intenções de voto, seguido por Angra Teixeira com 25 intenções de voto, Raimundo Elevilson com 17 votos, Soraia Pedrosa com 16 votos, Paulo Felipe com 13 votos, Sirlândia Oliveira com 12 votos, Ivonoel Cardoso com 10 votos, Raimundo Nonato com 9 votos, Douglas e Raimunda Nonata fecham os 10 primeiros colocados com 6 votos cada.
Importância do voto
O voto para a escolha dos conselheiros tutelares é facultativo. Entretanto, participar do processo eleitoral é importante, pois esses representantes são responsáveis pela garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Os conselheiros podem aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável; orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino; inclusão em serviços e programas oficiais; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.
Para mais informações, procure o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de seu município.