Altas temperaturas: Brasil será varrido por onda de calor extremo

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A semana no Brasil terá calor histórico e potencialmente recorde em algumas áreas. Massa de ar excepcionalmente quente tomará conta de grande parte do território brasileiro com marcas extremas para o inverno em muitas localidades. Máximas perto ou acima de 40 ºC são esperadas em vários estados.

A semana começa com uma massa de ar frio influenciando o tempo mais ao Sul do Brasil, mas entre terça e quarta-feira, com um profundo centro de baixa pressão, ar muito quente chegará à Região Sul, elevando fortemente a temperatura nos três estados da região.

O calor vai atingir marcas impressionantes para o mês de agosto em vários estados do Brasil. O calor extremo será sentido em grande parte do país, incluindo o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste com máximas perto e acima de 40 ºC. Inicialmente, calor extremo atingirá áreas da região amazônica e, depois, migrará para o Centro-Sul do Brasil.

O pior do calor é previsto para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde em várias cidades as máximas entre quarta e quinta-feira devem ficar perto ou superar os 40 ºC com marcas em diversos pontos que não costumam ocorrer nem nos dias mais quentes do verão.

O ar quente estará vindo do centro do bolsão de ar mais quente no Centro-Oeste e no Norte do Paraguai, onde na tarde da terça as máximas devem atingir entre 38 ºC e 42 ºC em diversos municípios do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e áreas mais a Oeste e o Noroeste de Goiás.

Na quarta-feira, começa a se instalar condição de temperatura excepcionalmente alta em vários estados do Centro-Sul com marcas incomuns para esta época do ano e potencialmente recordes em muitas cidades para o mês de agosto. Máximas perto e acima de 40 ºC podem se dar em várias localidade.

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato