Aumento de casos de dengue em Envira

De acordo com Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em 2021 o Estado do
Amazonas teve um aumento de 43% nos casos de Dengue.
Envira figura entre os municípios mais reportaram casos de Dengue em 2021. Em 4° lugar, 
foram no total notificados 698 casos.

A Dengue, que é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegipti, faz pouco tempo que chegou a Envira. Os primeiros casos datam no início dos anos 2010. Na sede do município há várias localidades de várzea e igapós que facilitam a acumulação de água e a reprodução do mosquito.

Agora que começa a época de chuvas e cheias aumenta a preocupação, pois o ambiente se torna mais favorável ao aumento da reprodução do Aedes Aegypti. É importante não deixar acumular água parada, usar roupa de manga comprida nos horários que o mosquito mais transita, início da manhã e noite, e procurar o serviço de saúde quando forem sentidos os sintomas de febre, dor de cabeça, dor no corpo, vermelhidão na pele e calafrios. Estes sintomas podem ser confundidos com o da gripe, ou do SARS-CoV-2, o novo Coronavírus, por isso assim que os sintomas forem sentidos é importante acudir o serviço de saúde para se obter o diagnóstico correto.

Na década de 1990 e início dos anos 2000 era comum ser feito o chamado "Fumacê", que a própria FVS-AM de Envira fazia pelas ruas da cidade, porém este tipo de medida preventiva deixou de ser feita.

É importante que a Prefeitura Municipal junto à outras instituições de saúde possam aplicar políticas de prevenção à Dengue, pois para esta doença não há vacinas e suas variantes podem causar fortes danos à sociedade, basta lembrar das notícias que vemos a Dengue e seus efeitos em outros centros urbanos.
Mais informações podem ser consultadas no site da FVS-AM.

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato