Preocupadas com acúmulo de lixo em Freguesia do Andirá, alunas colocam a mão na massa e desenvolvem ações para educar população local em meio à pandemia.
De acordo com o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) de 2020, aproximadamente 50% das cidades brasileiras despeja resíduos em lixões, ou seja, em depósitos irregulares. As estatísticas apontam também que mais de 17 milhões de brasileiros não têm coleta de lixo nas residências e apenas cerca de 4% dos resíduos são reciclados. Por isso, com o intuito de solucionar o problema de lixo na cidade, estudantes da Escola Estadual Antônio Belchior Cabral, em Barreirinha (AM), criaram o projeto Reutilizar para Conservar. A iniciativa foi premiada na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.A ideia surgiu ao observarem que, com o crescimento populacional da região, aumentava a quantidade de lixo. Muitos moradores da região não tinham informações sobre a forma correta de descartar o lixo e acabavam jogando em ruas, praias, e nos rios. Para transformar essa realidade, as estudantes entenderam que a educação ambiental seria uma saída para conscientizar a comunidade em relação às boas práticas com o meio ambiente. Para colocar o projeto em prática, elas realizaram uma pesquisa sobre os principais tipos de lixo que são produzidos na escola, nas residências e nas praias de Barreirinha.
Depois de trocar ideias e planejar, uma das primeiras ações do grupo foi ampliar uma atividade que a comunidade já realiza, que é o mutirão para limpeza da praia. A equipe também realizou oficinas de reutilização do lixo com os moradores da cidade e compartilharam suas experiências sobre os trabalhos de reciclagem utilizando objetos de casa. Além de produzir materiais didáticos e lixeiras feitas com garrafas pet e placas com frases de conscientização ambiental, que foram fixadas em pontos estratégicos nas ruas e praias da região. Quando for possível, os alunos pretendem continuar conscientizando não só alunos e professores, como também a população em geral do distrito, pois o cuidado com o meio ambiente é urgente e precisa ser contínuo.
Inscrições abertas: Premiação do Desafio 2021
As inscrições para a Premiação do Desafio Criativos da Escola 2021 estão abertas até 04/10. Nesta etapa, estudantes do Ensino Fundamental ou Médio, apoiados pelos seus educadores, podem inscrever seus projetos de transformação que tenham ao menos uma ação realizada. Serão selecionados até 50 grupos que receberão R﹩ 2 mil para investir no projeto, além de serem nomeados como Embaixadores(as) Criativos da Escola.